skip to Main Content
Natação Infantil: Vantagens Para A Saúde Do Seu Filho

Natação infantil: vantagens para a saúde do seu filho

Crianças devem ser incentivadas a praticar exercícios físicos desde pequenos, para que seja criado, ainda na infância, o hábito de se manter ativas e com a saúde em dia. Algumas modalidades, porém, podem trazer mais vantagens do que outras e reduzir o risco de lesões ao praticante, se adaptando ao perfil e às necessidades da criança.

Entre os exercícios mais versáteis, a natação consegue juntar em apenas uma modalidade práticas variadas e com diversas vantagens para o corpo. Por movimentar todos os membros, ela é considerada uma atividade completa, além de beneficiar diretamente a respiração, evitando problemas pulmonares, por exemplo. Junto a isso, exercícios na água ajudam a prevenir doenças e a aumentar o condicionamento físico, sendo ideal para pessoas de qualquer idade.

Leia mais: Conheça os benefícios da hidroginástica.

As vantagens dos exercícios na água são inúmeras, mas podem ser ainda mais especiais para crianças. A natação infantil pode ajudar não só na adaptação do seu filho às piscinas, reduzindo o medo e criando familiaridade à água, mas trazer vários benefícios para a saúde, de forma divertida e leve. Veja algumas das principais vantagens da natação para seu filho:

Não tem impacto: exercícios na água, no geral, trazem vantagens para pessoas de todas as idades e são muito indicados para crianças e idosos, principalmente. O motivo disso é a possibilidade de se exercitar sem afetar as articulações e reduzindo o risco de quedas e lesões.

Ajuda na postura: praticar natação pode ajudar seu filho a ter uma coluna saudável para o resto da vida. O exercício aumenta a flexibilidade da coluna e contribui para prevenir dores na região, sendo positivo para a postura e para o equilíbrio do corpo no curto e no longo prazo.

Proporciona perda de peso: a resistência da água é um fator que potencializa os exercícios aeróbicos realizados dentro dela. Ao praticar exercícios na piscina, o esforço muscular é maior e mais bem distribuído, desafiando articulações e músculos a se alongarem mais e, com isso, a ganharem flexibilidade e força.

Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio. Por isso, a natação infantil é muito indicada para crianças que têm problemas respiratórios ou querem evitá-los, como bronquite e pneumonia.

Integração e socialização: frequentar ambientes de atividades físicas pode ser uma ótima opção para que seu filho conviva com outras crianças, sem necessariamente criar um cenário de competição. Além disso, ajuda na determinação por alcançar objetivos e incentiva a criação de novas capacidades.

O que acha de começar hoje mesmo a incentivar seu filho a praticar um esporte e proporcionar mais saúde e bem-estar em sua vida? A natação infantil pode ser uma ótima forma de fazer tudo isso. Procure um lugar seguro e de qualidade para a prática, com profissionais qualificados, e contribua para um futuro mais saudável para as crianças.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar