skip to Main Content
3 Curiosidades Que Você Precisa Saber Sobre A Prática De Squash

3 curiosidades que você precisa saber sobre a prática de squash

O squash é um esporte praticado mundialmente por atletas que buscam preparo físico, melhora nos reflexos e agilidade. A modalidade traz diversos benefícios e exige uma estrutura especial, envolvendo raquetes, quadra especial e uma bola diferenciada. Dinâmico e rápido, o jogo envolve várias curiosidades, ganhando popularidade nas academias de todo o mundo.

Conheça abaixo alguns dos dados e casos relacionados ao squash:

Como surgiu o squash

A história do squash é envolvida em dúvidas sobre sua origem e até polêmicas sobre quem criou a modalidade. Diferentes versões contam sobre possibilidades de criação em lugares distintos, mas é unânime que o jogo foi criado na Inglaterra, aproximadamente no início do século XIX. Suas referências principais são o tênis e um jogo com raquetes praticado na França.

Segundo uma das histórias, o squash surgiu em um presídio e foi criado por detentos que gostavam de rebater uma bola contra o muro em seus momentos de distração e lazer. Outra versão atribui a criação da modalidade a alunos de uma escolha britânica, como uma adaptação de outro jogo semelhante.

Se quiser conhecer melhor as duas versões da história de surgimento do squash, leia nosso post ‘Descubra como surgiu a prática do squash’.

Benefícios para a saúde

O squash é o esporte mais saudável do mundo, segundo um estudo da Forbes. Sua prática de alta intensidade exige um esforço físico constante, com pequenas pausas de poucos segundos durante o tempo de descanso. Por ter uma quadra relativamente pequena (em comparação ao tênis, por exemplo) que faz com que a bola fique em jogo na maior parte do tempo, os jogadores precisam ficar atentos e com o corpo preparado para um ataque rápido.

Assim, uma partida de squash permite uma alta perda calórica e fomenta o aumento rápido do batimento cardíaco, uma vez que a atenção do jogador passa a ser totalmente exigida já nos lances iniciais, mantendo-se assim até o fim da partida.

Participação Olímpica

O squash foi cotado para ser tratado como esporte olímpico nos jogos de 2020 e 2024, mas perdeu seu lugar para a luta olímpica após uma assembleia em 2013, realizada na Argentina. A modalidade nunca foi parte de uma edição das Olimpíadas, mas recebeu 22 dos quase 100 votos na última escolha. Desde 2002, os jogos seguem um número padrão de 28 esportes, sendo que 25 serão mantidos para as próximas edições. Além deles, a cada quatro anos são votadas outras modalidades que entram como esportes temporários. A popularidade que o squash tem recebido pode torná-lo um candidato ainda mais forte para os próximos anos.

Quer praticar o squash e receber os benefícios que a modalidade oferece? Venha conhecer as estruturas especiais e completas da Academia Estação.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar