skip to Main Content
Descubra Como Surgiu A Prática Do Squash

Descubra como surgiu a prática do squash

Raquetes, uma bola e um espaço fechado com uma parede: é basicamente o que é necessário para que duas pessoas possam praticar squash. O esporte é hoje popular entre atletas que buscam uma opção semelhante ao tênis, mas praticado em um espaço menor e com movimentos mais rápidos, exigindo habilidade, reflexos e bom preparo físico. Por poder ser jogado em ambientes fechados e pequenos, a prática do squash traz vantagens como a não dependência do clima, além de diversos benefícios para a saúde e para o corpo, o que contribui para o crescimento no número de praticantes em todo o mundo.

Assim como a maior parte das modalidades esportivas que conhecemos hoje, o squash foi sofrendo adaptações ao longo da sua história, até chegar ao que é praticado nas quadras atualmente. O jogo é hoje disputado por duas pessoas (ou quatro, na versão em duplas), a partir de movimentos para fazer com que a bola – preta e de borracha – atinja a parede e seja então rebatida novamente pelo adversário. A trajetória da bola dá origem ao nome do esporte: ao bater na parede, a bola é esmagada (squashed, em inglês).

O idioma, inclusive, dá a dica do país de nascimento do squash: a modalidade surgiu na Inglaterra, apesar do local específico ser ainda uma polêmica na história do esporte.

A história do squash

Em uma das versões, conta-se que o squash surgiu na prisão de Fleet Debtors, no interior da Inglaterra, como uma distração criada pelos presos no início do século XIX. Eles rebatiam uma bola pesada contra o muro da penitenciária, usando as mãos, bastões ou raquetes, em uma variação do modelo jogado na França, que evoluiu para o que hoje conhecemos como Tênis. Da prisão, o jogo saiu com o nome de Rackets e, depois de um tempo, passou a ser chamado de Squash Rackets.

As primeiras quadras oficiais de squash foram criadas em Harrow School, também na Inglaterra, de onde vem a segunda versão da história de seu surgimento. Nessa versão, o jogo foi criado por alunos como uma adaptação da modalidade “Péla”, que tinha regras e nomenclaturas parecidas com as que são ainda utilizadas pelos jogadores de squash.

É possível que a história de criação do squash envolva um pouco de todas as versões, passando por presidiários a alunos, até se tornar uma modalidade popular e tradicional em diversos países. O primeiro campeonato profissional aconteceu na Inglaterra em 1920, quando foram definidas suas regras oficiais. No Brasil, o jogo chegou aproximadamente em 1930, trazido por engenheiros britânicos que se instalaram em Nova Lima, interior de Minas Gerais.

Conheça o site da Confederação Brasileira de Squash.

O squash é um jogo dinâmico e muito atlético, além de incentivar a visão estratégica do esporte e ser de fácil aprendizagem. Tudo isso faz da modalidade uma opção divertida para quem quer se movimentar e praticar um esporte que traz grandes vantagens para o condicionamento físico e a resistência muscular.

Você já praticou squash? Conheça a estrutura da Academia Estação e sinta também os benefícios que esse esporte pode trazer.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar