skip to Main Content
Saiba Mais Sobre O Beach Tennis E Descubra Onde Praticar

Saiba mais sobre o Beach Tennis e descubra onde praticar

O Beach Tennis ou Tênis de Praia é uma modalidade esportiva derivada do tênis de quadra, do badminton e do vôlei de praia, praticado individualmente ou em duplas, em quadras de areia com raquetes e uma bolinha semelhante à usada no tênis. O esporte foi criado na Itália, em 1987, se profissionalizando por volta de 1996 e sofrendo alterações em suas regras ao longo dos anos.

A regra básica do Beach Tennis é usar as raquetes para evitar que a bola caia no chão, devendo ser rebatida para a quadra adversária. Cada partida é dividida em sets, que podem ser de 6 (set simples) ou 9 games (set longo), variando também na quantidade de sets. A contagem dos pontos é feita como no tênis, contabilizando-se 15, 30 e 40 pontos.

As raquetes especiais da modalidade costumam ser feitas de carbono, sem as cordas características da raquete de tênis. A bola também apresenta diferenças, sendo despressurizada e um pouco mais leve, para tornar o jogo relativamente mais lento.

Medidas oficiais da quadra de Beach Tennis

  • Jogo simples (1 jogador): 16 x 5 m
  • Jogo em duplas: 16 x 8 m
  • Altura da rede: 1,70 m

Um importante diferencial das regras do Beach Tennis está no saque (ou serviço), que pode ser feito de qualquer lugar da quadra, desde que atrás da linha de fundo, diferente do tênis. Também não há problema se a bolinha encostar na rede ao passar para o lado adversário.

Confira outras informações e curiosidades no site da Confederação Brasileira de Tênis.

Diferente e versátil

O Beach Tennis é um jogo que pode ser praticado por qualquer pessoa. De fácil aprendizado, ele permite uma movimentação ampla do corpo e contribui para o aprendizado de noção espacial e agilidade. O esporte proporciona prazer e diversos benefícios para o corpo e para a mente, incentivando a integração e a evolução dentro das técnicas.

A modalidade é de fácil aprendizado e vem ganhando popularidade no Brasil, onde chegou há pouco mais de duas décadas. As equipes brasileiras vêm ganhando importantes posições nas competições mundiais e as praias começam a ser tomadas por quadras e praticantes que buscam os objetivos e a diversão oferecida pela modalidade.

Onde praticar

O lugar onde mais se pratica o Beach Tennis, como se deve prever, é na areia da praia, onde podem ser montadas linhas para definir os limites das quadras e levantada a rede na altura adequada. Existem opções, porém, para quem não mora no litoral. Além de opções de quadras alternativas de areia, também é possível praticar o Beach Tennis em quadras gramadas ou ginásio, ou mesmo em outros tipos de superfície, ganhando nomes diferentes mas aplicando as mesmas regras e proporcionando os mesmos benefícios do jogo tradicional.

A Academia Estação conta com estrutura para aulas de Beach Tennis, com professores qualificados e aluguel de quadras. Venha nos conhecer!

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar