skip to Main Content
3 Vantagens Da Hidroginástica Para Gestantes

3 vantagens da hidroginástica para gestantes

Atividades físicas na água trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente. Para gestantes, alguns deles são ainda mais relevantes. Independente do tempo de gravidez, a prática de exercícios físicos para mulheres que estão prestes a se tornarem mães é fundamental. Além de contribuir para a saúde do corpo, tanto da mulher quanto do bebê, exercitar-se ajuda a melhorar o sono, a evitar o estresse e a aliviar as dores causadas pelo excesso de peso. Praticar qualquer atividade, porém, pode ser algo perigoso.

Para encontrar aquela que mais se adequa ao perfil da gestante, sem colocar em risco a saúde, é preciso acompanhamento médico e de profissionais. Algumas modalidades, porém, tendem a ser mais benéficas do que outras para mulheres grávidas. Entre elas está a hidroginástica.

As vantagens da hidroginástica para gestantes são muitas. Listamos abaixo três das principais:

1 – Exercício físico sem sobrepeso nas articulações

O peso extra que a gravidez traz para a mãe causa diversas mudanças no corpo e dificulta muitos dos movimentos. Na água, o peso do corpo fica reduzido, o que torna as atividades mais leves e menos extenuantes. Por isso, a prática da hidroginástica para gestantes é ideal, pois permite que os movimentos do corpo sejam feitos, sem sobrecarregar as articulações ou forçar o organismo pelo sobrepeso, permitindo que a mãe mantenha o condicionamento físico sem se esforçar em excesso.

2 – Redução do risco de quedas e acidentes

Carregar uma vida dentro de si traz grandes responsabilidades. Ao praticar atividades físicas, a gestante precisa se cuidar para evitar quedas ou acidentes, garantindo sua saúde e a do bebê. Praticando hidroginástica, é possível reduzir e muito o risco de qualquer ferimento nesse sentido, uma vez que na água não há impacto. Assim, a prática se mostra mais segura e mais tranquila, evitando inclusive o estresse que o risco de um acidente poderia causar.

3 – Melhora do inchaço e da circulação

Um dos grandes problemas da gravidez é a retenção de líquidos pelo corpo, que causa os temidos inchaços nas pernas e nos pés. Ao praticar atividades físicas, a mãe colabora para que todo o funcionamento do corpo fique melhor, reduzindo esse tipo de incômodo. Ao mesmo tempo, os movimentos na água ajudam a melhorar a circulação sanguínea, evitando as varizes, além de permitir mais saúde para o sistema respiratório e condicionamento para músculos do abdômen e da região do períneo, importantes para o momento do parto.

Já falamos no blog sobre benefícios que a modalidade traz para qualquer pessoa que a pratique, mas a hidroginástica para gestantes é ainda mais vantajosa e importante. Cuidar da saúde em uma fase em que o corpo sofre tantas alterações e fornece subsídios para mais uma vida é fundamental tanto para a mãe quanto para o bebê, e a hidroginástica é uma ótima opção para dar atenção à saúde de forma prazerosa e cautelosa.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar