skip to Main Content
Entenda O Que é O Treino Funcional

Entenda o que é o treino funcional

Já pensou em aumentar sua flexibilidade e seu condicionamento físico de forma mais dinâmica e completa? O treino funcional é uma modalidade de exercício que integra diversas atividades para trabalhar músculos simultaneamente e com uma complexidade maior, substituindo ou complementando a musculação.

O treino tem como base os movimentos naturais que já fazemos no nosso dia a dia, mas de maneira mais intensa e com o objetivo de melhorar a capacidade física e motora do corpo. A programação inclui exercícios como pular, agachar, empurrar e correr, mas com movimentos definidos e repetidos, com o acompanhamento de um profissional. Uma ótima opção para quem precisa se exercitar e quer fortalecer os músculos, mas acha a musculação monótona e cansativa.

Entre os benefícios do treino funcional está o ganho de agilidade e de equilíbrio, quando comparado com exercícios de musculação em aparelhos. As atividades podem ser feitas em ambientes diferentes, variando os locais de exercícios e deixando a prática mais didática. Além disso, é uma forma fluida de trabalhar todos músculos do corpo, ajudando também no condicionamento físico e no fortalecimento muscular.

Você pode praticar o treino funcional?

Antes de começar qualquer exercício, é essencial consultar um profissional e avaliar sua saúde, para garantir que você não corre riscos de lesão ou de prejuízo à sua saúde. Se você não tem contraindicação para praticar atividades que envolvam força e repetição, pode encontrar no treino funcional uma alternativa interessante para cuidar do seu corpo. É importante avaliar seu histórico médico, além de considerar sua idade e objetivos na hora de definir se esse é o exercício ideal e se vai ser suficiente para atingir suas metas e necessidades.

É indicado que a prática seja feita de três a cinco vezes por semana, com duração de aproximadamente uma hora por treino. Muitas vezes, o treinamento é feito em turmas, com revezamento nas estações e tempo determinado para cada uma, alternando intensidade e área do corpo trabalhada. São perdidas aproximadamente 800 calorias a cada aula.

Como funciona?

O treino funcional tem como uma de suas bases o fortalecimento do centro de força do corpo, que inclui o abdômen, os quadris e a região lombar, interferindo diretamente na coluna vertebral e no equilíbrio de toda a postura. Na modalidade, os exercícios costumam trabalhar exatamente os músculos dessa região, aumentando seu fortalecimento e contribuindo para todos os movimentos do organismo.

Acionando os músculos de maneira geral, a modalidade reduz os riscos de lesões e sobrecargas em membros específicos, priorizando aquelas que são mais relevantes para nossa saúde física e estabilidade do corpo. Para isso, são usados alguns acessórios voltados para tonificação muscular, complementares aos exercícios aeróbicos que ajudam no gasto energético.

Você está em busca de um exercício físico mais dinâmico e que te ajude a fortalecer seu corpo e ganhar condicionamento físico? O treino funcional pode ser ideal para você. Se tiver dúvidas, deixe um comentário abaixo ou entre em contato com nossos profissionais.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar