skip to Main Content
Conheça Os Benefícios Da Hidroginástica

Conheça os benefícios da hidroginástica

Se você busca um exercício de baixo impacto e importantes efeitos para sua saúde, pode encontrar na hidroginástica benefícios únicos. Muito indicada para quem busca aumentar o condicionamento físico sem forçar as articulações, a modalidade é uma ótima opção de atividade física para pessoas de qualquer idade. Sua prática frequente ajuda não só no fortalecimento, como também melhora as funções cardiorrespiratórias e aumenta a mobilidade. Ela se baseia em exercícios aeróbicos feitos na água, seguindo ou não um ritmo, e favorece a integração entre os participantes, podendo ser também uma atividade lúdica.

São muitos os benefícios da hidroginástica para o corpo, contribuindo para uma vida mais saudável e uma maior qualidade de vida. Veja abaixo algumas das vantagens oferecidas pela modalidade:

Condicionamento físico

Exercícios na água exigem cerca de cinco vezes mais do nosso corpo, trabalhando os músculos de forma muito mais intensa, sem necessariamente forçá-los. Na piscina, o corpo parece estar mais leve, mas o gasto calórico acaba sendo maior do que em exercícios na superfície. Junto a isso, os exercícios da hidroginástica envolvem um número alto de músculos, ao mesmo tempo. Com isso, braços, pernas e todo o corpo ganham força e resistência a partir da prática constante e bem executada.

Baixo impacto

Um dos desafios para quem pratica exercícios é o impacto gerado durante as movimentações. Esse problema é minimizado para quem faz hidroginástica, uma vez que a água ajuda a reduzir o peso do corpo, deixando os movimentos mais leves. Durante sua prática, não só os músculos são exercitados, como também os ligamentos e tendões, tornando-se mais resistentes e flexíveis. Tudo isso ajuda a aliviar dores e doenças como a artrose, o que faz da hidroginástica um exercício muito indicado para homens e mulheres de qualquer idade.

Cuidados com a saúde

A simples prática de exercícios físicos já ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como diabetes e pressão alta, por exemplo. Por exigir um gasto calórico e um esforço aeróbico maior do que as outras modalidades, a hidroginástica potencializa os ganhos de saúde, ajudando a reduzir a taxa glicêmica e os índices de colesterol. O exercício dentro d’água, em geral, também facilita a circulação do sangue nas veias e previne inflamações, sendo positivo para a prevenção a doenças cardíacas.

Melhoras na respiração

O fato de estar na superfície da água, onde o ar é mais úmido, é importante para quem tem problemas de alergia ou asma, melhorando os hábitos e o bem-estar de quem convive com esse tipo de problema. Com o tempo, os praticantes da hidroginástica tendem a melhorar suas técnicas respiratórias, cuidando também da saúde dos pulmões e melhorando o fôlego.

Saúde para gestantes

Todos esses benefícios trazem efeitos positivos para a saúde, principalmente para gestantes. Por causar pouco impacto nas articulações e evitar os riscos de lesões, a hidroginástica é um exercício muito indicado para a manutenção do condicionamento físico e de exercícios aeróbicos para mulheres durante a gravidez. Além de contribuir para a saúde da mãe de forma geral, a prática pode ajudar a reduzir o inchaço nos membros inferiores, melhorar o sono, controlar a ansiedade e aliviar dores relacionadas à postura e à sobrecarga de peso.

Além de mexer com o corpo de forma leve e equilibrada, a hidroginástica contribui também para a saúde mental. Movimentar-se na água com leveza, movimentos contínuos e interação social pode ser um hábito terapêutico, aliviando o stress do dia a dia e proporcionando qualidade de vida.

 

Na Academia Estação, os alunos contam com horários especiais e professores especializados na prática da hidroginástica. Venha fazer uma aula experimental e aproveite para conhecer melhor os vários benefícios da modalidade.

Academia Estação

A mais de 20 anos no mercado Fitness, a Estação vem buscando inovação em seus serviços e estrutura para atender de forma única e especial a sociedade maringaense e Região.

Back To Top
×Close search
Buscar